domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem

Durante o mês de maio, os professores de Língua Portuguesa e Matemática reuniram-se em Casa Branca para reavaliar suas práticas e discutir as competências leitora-escritora. Neste encontro, muita coisa boa foi feita e aprendida. Entre elas, destaco as situações de aprendizagem que criamos a partir de textos de escritores consagrados.
Ao meu grupo coube O avestruz do mineiro Mário Prata.




O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus 10 anos, um avestruz. Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino conheceu os avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto. 


Culpado, fui até o local saber se eles vendiam filhotes de avestruz. E se entregavam em domicílio. 



E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. O avestruz foi um erro da natureza, minha amiga. Na hora de criar o avestruz, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa um avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a minha amiga. E a altura pode chegar a quase 3 metros - 2,70 para ser mais exato. 

Mas eu estava falando da sua criação por Deus. Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas. Talvez até sabiamente para evitar que saíssem voando em bandos por aí, assustando as demais aves normais. 

Outra coisa que faltou foram dedos para os pés. Colocou apenas dois dedos em cada pé. Sacanagem, Senhor! 

Depois olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo. Tanto é que, logo depois, Adão, dando os nomes a tudo o que via pela frente, olhou para aquele ser meio abominável e disse: Struthio camelus australis. Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoço fino em forma de salsicha. 

Pois um animal daquele tamanho deveria botar ovos proporcionais ao seu corpo. Outro erro. É grande, mas nem tanto. E me explicava o criador que os avestruzes vivem até os 70 anos e se reproduzem plenamente até os 40, entrando depois na menopausa. Não têm, portanto, TPM. Uma fêmea de avestruz com TPM é perigosíssima! 

Podem gerar de dez a 30 crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento. 

Ele insiste, quer que eu leve um avestruz para ele de avião, no domingo. Não sabia mais o que fazer. 

Foi quando descobri que eles comem o que encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e madeiras. Joguinhos eletrônicos, por exemplo. Máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e, principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem. 

Parece que convenci o garoto. Me telefonou e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu. 

Pedi para a minha amiga levar o garoto a um psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.


Crédito da Ilustração: Fido Nesti

O texto é rico e atende todo o Fundamental II. Optei aqui por mostrar atividades visando apenas o 6º ano e enfocando o trabalho multidisciplinar nas áreas de LEM e Ciências 

  Capacidades de leitura esperadas*: 

  • Ativação de conhecimentos prévios; antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades dos textos; checagem de hipóteses;
  • Localização  e comparação de informações; generalizações;
  • Produção de inferências locais e globais;
  • Percepção das relações de intertextualidade e  de interdiscursividade;
  • Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e políticos.
 *ROJO,  Roxane, Letramento e capacidades de leitura para a cidadania.

Série atendida: 5ª série / 6º ano

Tempo previsto:  6 aulas LP / LEM/ Ciências

Conteúdo e temas: Capacidades de Leitura e inferência

Estratégias: leitura e compreensão do texto Avestruz; comparação de informações de outro textos (científico e jornalístico) e de vídeo.

Recursos: 

textos:

Avestruz
O avestruz enterra a cabeça quando fica com muito medo
O avestruz é a maior ave do mundo, só que não voa! Veja 10 curiosidades sobre o bicho
Informações científicas sobre o avestruz

vídeos:

Walter Lantz Ostrich Egg And I - 1956 ( versão em inglês) - 1


Woody Woodpecker - Turma Do Pica Pau - Samuel - O Ovo Do Avestruz  ( versão em português) - 2

Papai Avestruz - 3


Avaliação: discussão dirigida; produção de ficha técnica; análise e comparação de informações

Roteiro Geral

Prévia

1. Em conversa com a sala, pergunte sobre animais de estimação e se é possível ter qualquer animal em casa.
2. Crie com os alunos um caderno de apontamentos (pode ser uma cadernetinha de notas, folha almaço ou mesmo o final do caderno). Neste espaço, eles aprenderão como escrever suas hipóteses, observações e checagens.
3. Exiba o vídeo 1. Faça as pausas adequadas e instigue os alunos sobre o desenrolar dos acontecimentos. Oriente as anotações.
4. Se necessário, faça também a exibição do video 2.

Comparação de informações e generalização.

1. Apresentar o texto Avestruz (se possível, em midia e fragmentado) bem como dados do autor. 
2. Favorecer a leitura individual, oral e compartilhada.
3. Expandir vocabulário e expressões.
4. Comparar os dados do 'caderninho de apontamento'.
5. Produzir inferências completando uma ficha técnica sobre o avestruz com as informações coletadas.
6. Desenvolva a interdiscursividade e a intertextualidade apresentando os artigos científicos. 
7. Promova um debate em sala para que os alunos socializem suas anotações e fichas.

Avaliação 

Proponha a elaboração de uma crônica ou uma notícia com a exibi
ção do video 3. Os alunos devem inserir as informações apreendidas nesta situação de aprendizagem a partir de uma análise crítico-reflexiva.


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